Ano de escolaridade:
5.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática e Ciências Naturais
 
Domínio/Tema:

Dados e Probabilidades (Matemática); A água, o ar, as rochas e o solo – materiais terrestres (Ciências Naturais)

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Matemática e Ciências Naturais (58) | 2024
Palavras-chave:

média; interpretação de resultados, atividade experimental; propriedades da água; dissolução.

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
texto, tabela, imagem
Nível de complexidade cognitiva*:

Nível 2 (médio) – Aplicar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Calcular a média de um conjunto de dados.

- Identificar o valor da média como o valor resultante da distribuição equitativa do total dos dados (o ponto de equilíbrio dos dados) e interpretar o seu significado em contexto.

- Interpretar os resultados obtidos numa atividade experimental relacionada com a dissolução de substâncias na água, tirando uma conclusão adequada ao contexto apresentado.

Relação das AE com o PA (Linguagens e textos, Informação e comunicação, Raciocínio e resolução de problemas, Pensamento crítico e pensamento criativo, e Saber cientifico, técnico e tecnológico)

- Analisar e interpretar informação apresentada num enunciado, no contexto da situação.

- Convocar diferentes conhecimentos.

- Estabelecer relações entre conhecimentos.

- Compreender processos e fenómenos científicos que permitam a tomada de decisão.

- Compreender fenómenos relacionados com as propriedades da água.

- Interpretar atividades experimentais, realizadas para responder a situações-problema, tirando conclusões adequadas aos resultados obtidos.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

Apresentam-se, igualmente, diferentes estratégias corretas de resolução.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem para que os alunos, em experiências individuais e de grupo, tenham oportunidade de:

  • criar situações que permitam identificar o valor da média como o valor resultante da distribuição equitativa do total dos dados (o ponto de equilíbrio dos dados) e interpretar o seu significado em contexto;
  • partindo de medidas estatísticas, interpretar a distribuição dos dados compreendendo os processos subjacentes e tomar decisões;
  • analisar conjuntos de dados que permitam retirar conclusões, fundamentar decisões e colocar novas questões suscitadas pelas conclusões obtidas.
  • concretizar atividades experimentais simples e/ou analisar atividades experimentais apresentadas sob a forma de texto, vídeo ou simulação virtual, ao longo do ano e em relação com os diferentes temas de Ciências Naturais;
  • compreender a importância da repetição das experiências para se obter uma maior fiabilidade;
  • interpretar resultados experimentais organizados sob a forma de tabela e, no caso de serem dados numéricos e ser adequado no contexto, calcular os valores médios, estabelecendo interligações com a disciplina de matemática;
  • tirar conclusões a partir de um conjunto de resultados experimentais, mobilizando conhecimentos científicos.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.