Ano de escolaridade:
6.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática e Ciências
 
Domínio/Tema:

Números

Prova/Ano escolar:

Prova-ensaio 68 Componente de Matemática | Matemática e Ciências | 2025 

Palavras-chave:

números racionais, parte-todo

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

Item 1


 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva*:

Nível 2 (médio) – interpretar, aplicar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
 -----
        Grau de dificuldade*:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Resolver uma situação contextualizada que envolve o cálculo do produto de um número natural por uma fração.

 

Relação das AE com o PASEO (Linguagens e textos, Informação e comunicação, Pensamento crítico e pensamento criativo)

- Ler e representar números nas suas diferentes representações.

- Interpretar e modelar situações que possam ser traduzidas pela multiplicação de dois números, sendo um deles uma fração e o outro um natural, recorrendo criticamente a representações adequadas para explicar as suas ideias.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

- A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera a seleção exclusiva da resposta correta.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem nas quais os alunos, em experiências individuais e de grupo, tenham oportunidade de:

  • representar números racionais não negativos na forma de fração, decimal e percentagem e estabelecer relações entre as diferentes formas, conduzindo à compreensão de que o mesmo número pode assumir diferentes representações;
  • serem expostos a situações que incluam o uso das frações como medida, operador, parte todo, quociente ou razão;
  • reconhecer a multiplicação de um número natural por uma fração recorrendo ao sentido aditivo da multiplicação;
  • resolver situações-problema que envolvam a multiplicação de uma fração por um número natural, dando significado à fração como operador.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.