Ano de escolaridade:
6.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática e Ciências
 
Domínio/Tema:

Geometria e Medida

Prova/Ano escolar:

Prova-ensaio 68 Componente de Matemática | Matemática e Ciências | 2025 

Palavras-chave:

 área, polígonos, triângulos 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

Item 3

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto e imagem
Nível de complexidade cognitiva*:

Nível 3 (superior) – raciocinar, criar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
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        Grau de dificuldade*:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Resolver um problema que envolve o cálculo da área de um triângulo e de um paralelogramo.

 

Relação das AE com o PASEO (Linguagens e textos, Informação e comunicação, Raciocínio e resolução de problemas, Pensamento crítico e pensamento criativo)

- Interpretar informação, conceber e aplicar estratégias de resolução de problemas usando ideias geométricas.

- Calcular a área de uma figura por decomposição.

- Usar a capacidade de visualização, identificação e compreensão de relações espaciais, na resolução de um problema geométrico.

- Exprimir ideias matemáticas com precisão e rigor, e justificar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprios da matemática.

 

 

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

- A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera a seleção exclusiva da resposta correta.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem nas quais os alunos, em experiências individuais ou de grupo, tenham oportunidade de:

  • calcular áreas de figuras por composição e por decomposição de figuras planas;
  • utilizar modelos geométricos e outros materiais manipuláveis, e instrumentos variados, na exploração de propriedades de figuras planas e de sólidos geométricos;
  • visualizar, interpretar e desenhar representações de figuras geométricas;
  • resolver problemas que envolvam o cálculo da área de polígonos com uma forte componente visual e que mobilizem o estabelecimento de relações entre figuras;
  • resolver problemas com recurso à manipulação de objetos e materiais e posterior realização de tarefas de maior grau de abstração;
  • interpretar e modelar situações que envolvam o conceito de área e resolver problemas associados, com explicitação e discussão de estratégias de resolução.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.