Ano de escolaridade:
6.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática e Ciências
 
Domínio/Tema:

Geometria e Medida

Prova/Ano escolar:

Prova-ensaio 68 Componente de Matemática | Matemática e Ciências | 2025 

Palavras-chave:

números racionais, percentagem

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

Item 4

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva*:

Nível 3 (superior) – raciocinar, criar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
 -----
        Grau de dificuldade*:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Resolver um problema que envolve relações entre números naturais e percentagens.

 

Relação das AE com o PASEO (Linguagens e textos, Informação e comunicação, Raciocínio e resolução de problemas, Pensamento crítico e pensamento criativo)

- Relacionar percentagens com frações de denominador 100 e com decimais.

- Usar de forma fluente diferentes representações simbólicas de valores, envolvendo decimais, frações e percentagens.

- Interpretar, em diferentes contextos, as diferentes representações simbólicas.

- Resolver problemas que envolvam diferentes representações de números.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem para que os alunos, em experiências individuais e de grupo, tenham oportunidade de:

  • explorar situações que lhes sejam familiares em que a percentagem seja utilizada;
  • interpretar percentagens em contexto real;
  • resolver problemas em contextos reais onde sejam utilizadas diferentes representações de números, com foco nas representações de natureza visual;
  • refletir sobre situações onde seja necessária a conjugação de diferentes tipos de representações matemáticas e de padrões de raciocínio e de comunicação.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.