Ano de escolaridade:
6.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática e Ciências
 
Domínio/Tema:

Dados e Probabilidades

Prova/Ano escolar:

Prova-ensaio 68 Componente de Matemática | Matemática e Ciências | 2025 

Palavras-chave:

interpretação de dados estatísticos, comunicação e divulgação de um estudo

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

Item 9

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto e imagem
Nível de complexidade cognitiva*:

Nível 1 (inferir) – conhecer; reproduzir

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
 -----
        Grau de dificuldade*:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

- Analisar a informação presente num gráfico de barras justapostas.

 

Relação das AE com o PASEO (Linguagens e textos, Informação e comunicação, Pensamento crítico e pensamento criativo)

- Representar dados através de gráficos de barras justapostas de frequências relativas, usando escalas adequadas.

- Ler, interpretar e discutir a distribuição dos dados, salientando criticamente os aspetos mais relevantes.

- Retirar conclusões e fundamentar decisões.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

- A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera a seleção exclusiva da resposta correta.

  

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem para que os alunos, em experiências individuais e de grupo, tenham oportunidade de:

  • expor pesquisas de diferentes representações gráficas encontradas em jornais, revistas ou outras publicações bem como a seleção de exemplos que considerem interessantes para discussão no grupo turma;
  • analisar e debater situações que evidenciem fontes de enviesamento na recolha de dados;
  • analisar situações que promovam a literacia estatística e as conexões com a cidadania (educação financeira, educação ambiental, educação para a saúde, educação do consumidor etc.)
  • refletir sobre situações que promovam o sentido crítico a propósito da interpretação das representações gráficas, no que diz respeito à forma como os dados estão distribuídos e à identificação de valores atípicos;
  • realizar tarefas que apoiem a formulação de novas questões que as conclusões do estudo possam suscitar.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.