Ano de escolaridade: 5.º Ano Disciplina/área curricular:
Português Língua Segunda
 
Domínio/Tema:
Leitura
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português Língua Segunda (52) | 2023
Palavras-chave:

texto, personagem, motivação

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:

Texto (história)

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 1 (inferior) – identificar; reconhecer

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Localizar informação num texto acerca do que motiva o comportamento de uma personagem.

PASEO – Linguagem e Textos: dominar capacidades nucleares de compreensão na modalidade escrita.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item
  • Leitura atenta e dirigida de histórias.
  • Leitura conjunta e partilhada de histórias, com professor e colegas, discutindo pontos de vista sobre a leitura e interpretações de acontecimentos e comportamentos de personagens.
  • Debate e análise de textos em relação com o contexto sociocomunicativo, nomeadamente com comportamentos sociais e motivações emocionais.
  • Leitura de textos para concretização de tarefas ou projetos escolares, dentro ou fora do âmbito exclusivo da disciplina de Português Língua Segunda.
  • Debate e análise de diferentes comportamentos culturais, em particular sobre a cultura Surda e a expressão de emoções em Língua Gestual Portuguesa.
  • Resposta a questionários de interpretação após a leitura de textos do género histórias.
  • Leitura, interpretação e comparação de textos informativos do género relatos históricos, estabelecendo parcerias de interdisciplinaridade com outras disciplinas do currículo, nomeadamente História e Geografia de Portugal.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.