Ano de escolaridade: 5.º Ano Disciplina/área curricular:
Português Língua Segunda
 
Domínio/Tema:
Conhecimento da Língua
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português Língua Segunda (52) | 2023
Palavras-chave:

formas verbais; presente do indicativo

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta curta
Tipo de suportes:

Texto 

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) – mobilizar; aplicar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Mobilizar conhecimentos acerca de formas verbais na 3.ª pessoa do plural do presente do indicativo de verbos das 1.ª e 2.ª conjugações.

PASEO – Linguagem e Textos: dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão na modalidade escrita.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item
  • Utilização, em diferentes contextos comunicativos e de forma sistemática, de formas verbais no presente do indicativo de verbos das 1.ª e 2.ª conjugações.
  • Análise sintática de frases, com identificação de constituintes e sua função.
  • Realização de fichas de trabalho com completamentos de textos, recorrendo a formas verbais no presente do indicativo.
  • Leitura e produção de textos que exprimem ações habituais e permanentes.
  • Leitura e produção de textos que exprimem ações a ocorrer num futuro próximo.
  • Leitura e produção de histórias, com a utilização do presente do indicativo para descrever acontecimentos e ações de personagens (“presente histórico”).


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.