Ano de escolaridade: 5.º Ano Disciplina/área curricular:
Português Língua Segunda
 
Domínio/Tema:
Escrita
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português Língua Segunda (52) | 2023
Palavras-chave:

escrita, género textual, história

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:

Texto 

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) – analisar; criar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Redigir um texto, cumprindo instruções específicas quanto à extensão, género textual e tema, fazendo uso de mecanismos de coesão textual e de estruturas morfossintáticas adequadas, com domínio das regras de pontuação e de ortografia.

PASEO – Linguagem e Textos: aplicar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às línguas em diferentes contextos de comunicação.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação subdividiam-se em cinco parâmetros: género/formato textual, tema e pertinência da informação, organização e coesão textuais, morfologia e sintaxe e ortografia. Todos estes parâmetros contemplavam quatro níveis de descrição de desempenho, aos quais correspondia um código. O não cumprimento inequívoco dos dois primeiros parâmetros (género e tema) implicava a ausência total de classificação do item. A classificação do item compreendia ainda uma desvalorização para casos em que os alunos não cumprissem a extensão requerida. O não cumprimento de uma extensão mínima (37 palavras) implicava a ausência total de classificação do item.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item
  • Leitura de textos do género histórias, analisando as suas etapas de construção, em particular a orientação da história (apresentação de personagens, de tempo e de espaço), complicação e resolução da ação.
  • Realizar exercícios específicos que contribuem para a construção do género textual:

 

           - Focar o vocabulário utilizado;

           - Destacar formas verbais, uso de conectores e de preposições, entre outros aspetos morfossintáticos relevantes.

  • Construção conjunta entre alunos e professor de textos do mesmo género textual.
  • Construção individual de histórias, seguindo as etapas obrigatórias ao género textual, podendo incluir outras etapas que contribuam para o enriquecimento do texto (resumo, moral da história, etc.)


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.