Ano de escolaridade: 6.º Ano Disciplina/área curricular:
Português Língua Segunda
 
Domínio/Tema:
 Produção de Textos    
Prova/Ano escolar:
Prova-ensaio de Português Língua Segunda (62) | 2025
Palavras-chave:

personagem, características, comportamento

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 Bloco B

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta Extensa
Tipo de suportes:

História

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (difícil) – 

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Interpretar informação num texto para identificar características de personagens.

PASEO – Linguagens e Textos: dominar capacidades nucleares de compreensão na modalidade escrita.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

  • Leitura conjunta e partilhada de textos, com professor e colegas, discutindo pontos de vista sobre a leitura e interpretações de comportamentos de personagens.
  • Leitura de textos para concretização de tarefas ou projetos escolares, dentro ou fora do âmbito exclusivo da disciplina de Português Língua Segunda.
  • Projetos de parceria entre as disciplinas de Português Língua Segunda e de Língua Gestual Portuguesa.
  • Leitura e análise de textos.
  • Caracterização direta e indireta de personagens.
  • Análise de textos, realçando o papel das personagens no desenrolar de acontecimentos numa história.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.