Ano de escolaridade:
5.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Oralidade

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português (55) | 2023
Palavras-chave:
texto oral; intenção comunicativa
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto de divulgação
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – inferir, relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno determinasse a intenção comunicativa de um texto oral, através da mobilização de um processo cognitivo intermédio, que implicava a capacidade de estabelecer relações entre recursos linguísticos nele usados, operacionalizando-se objetivos enunciados na introdução das AE do 5.º ano («identificar a intenção comunicativa do interlocutor») e descritores associados à área de competências «Linguagens e textos», do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação são dicotómicos.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promoção de atividades que implicam a compreensão de textos orais, de diferentes géneros e de complexidade crescente, bem como a realização de inferências a partir de informações ouvidas.

Exemplo de sequência didática:

. Seleção de excertos breves, para escuta, de textos que circulam na sociedade com diferentes finalidades.

. Construção de uma atividade com as etapas seguintes:

1.ª etapa – Primeira audição dos suportes textuais, para identificação do público-alvo e registo, por escrito, de verbos que sintetizem as suas finalidades (por exemplo, informar, convencer, avisar, entreter).

2.ª etapa – Discussão oral a partir dos verbos sugeridos pelos alunos, de forma a selecionar as mais adequadas a cada texto.

3.ª etapa – Segunda audição do texto para identificar recursos linguísticos que servem a finalidade de cada texto (por exemplo, tempos e modos verbais, classes de palavras predominantes, repetições, entoação).

4.ª etapa – Construção de frases com o objetivo de sistematizar a relação entre finalidades e recursos linguísticos (por exemplo, o uso do modo imperativo para convencer; frases exclamativas, para avisar).


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.