Ano de escolaridade:
5.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Educação Literária

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português (55) | 2023
Palavras-chave:
texto narrativo; sequência temporal; acontecimentos
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento por seleção
Tipo de suportes:
Texto narrativo
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) - extrapolar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

No segmento textual em análise, o acontecimento referido em primeiro lugar, a plantação do bosque, ocorre após o abate da árvore, que surge posteriormente no mesmo segmento. Pretendia-se que o aluno avaliasse a relação temporal entre os dois acontecimentos, operacionalizando-se descritores das AE do 5.º ano («Analisar textos em função do género textual a que pertencem […].»; «Empregar, de modo intencional e adequado, conectores com valor de tempo […].») e descritores associados à área de competências «Linguagens e textos», do PASEO.

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação são dicotómicos

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promoção de atividades de reconhecimento de relações temporais, de anterioridade, simultaneidade e posterioridade, que impliquem a mobilização de informações textuais, explícitas ou implícitas.

Exemplo de sequência didática:

  • Seleção de um excerto narrativo para leitura em que a ordem do discurso não siga a ordem da história.
  • Construção de um guião de leitura que preveja, em primeiro lugar, o reconhecimento da ordem da história e da ordem do discurso e, em segundo lugar, a explicitação do modo como ambas se articulam.
  • Proposta de reescrita do texto narrativo lido, em que a ordem do discurso recupere a ordem cronológica dos acontecimentos da história.

Nota: a manipulação de valores temporais na construção de uma narrativa pode também passar pela solicitação do registo escrito de uma história conhecida, contada do fim para o início. Esta atividade permitirá a aplicação de conhecimentos relativos à flexão verbal e a conectores com valor de tempo.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.