Ano de escolaridade:
5.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Gramática

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português (55) | 2023
Palavras-chave:
texto narrativo; tempos verbais; sentido do texto
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento por seleção
Tipo de suportes:
Texto narrativo
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) - extrapolar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item implicava o estabelecimento de uma relação entre as formas verbais usadas numa passagem do texto e segmentos narrativos ou descritivos, a partir de uma avaliação das informações neles constantes.

A resposta acertada a este item é reveladora de capacidades de reflexão sobre os usos da língua e sobre o seu funcionamento, dando-se cumprimento a descritores das AE do 5.º («Identificar a classe de palavras […]»; «Conjugar verbos regulares e irregulares»; «Reconhecer a estrutura e os elementos constitutivos do texto narrativo») e operacionalizando-se a área de competências «Linguagens e textos», do PASEO.

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam níveis de desempenho que permitem identificar respostas específicas.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Realizar atividades que impliquem a mobilização de conhecimentos gramaticais, nomeadamente relativos à flexão verbal e à correlação dos tempos, na análise do modo como se constrói o sentido dos textos.

Exemplo de sequência didática:

  • Seleção de um texto literário narrativo que permita uma distinção clara entre sequências descritivas e sequências narrativas.

1.ª etapa – Identificação de sequências descritivas e sequências narrativas.

2.ª etapa – Identificação dos tempos verbais maioritários nas sequências identificadas.

3.ª etapa – Discussão sobre os valores temporais das formas verbais identificadas e eventual levantamento de marcadores a eles associados (advérbios, conjunções, com ou sem mobilização de metalinguagem).

4.ª etapa – Escrita de um pequeno texto narrativo, com sequências descritivas e com orientações quanto ao uso de tempos verbais específicos e de outros marcadores temporais.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.