Ano de escolaridade:
5.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Oralidade

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português (55) | 2018
Palavras-chave:
texto oral; informação relevante; objetivo de escuta; registo
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta curta
Tipo de suportes:
Texto informativo oral
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (Inferior) – identificar; selecionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno selecionasse informação relevante de um texto informativo sobre a realização de um evento, com vista ao completamento de um convite para o mesmo, operacionalizando descritores das AE do 5.º ano («Selecionar informação relevante em função de objetivos de escuta e registá-la […]») e descritores associados à área de competências «Linguagens e textos» e «Informação e comunicação», do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta. Os códigos 11 e 12 correspondem a desempenhos diferentes mas equivalentes, e permitem recolher informação mais detalhada sobre as informações selecionadas.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Implementar estratégias de ensino que visem o desenvolvimento da capacidade dos alunos para procederem a registos fidedignos da informação ouvida, em conformidade com o objetivo de escuta previamente definido.

 

Exemplo de sequência didática:

  • Seleção de um texto informativo para escuta, de acordo com critérios como a adequação da linguagem e do conteúdo ao nível de ensino em questão e a extensão apropriada ao tempo de realização da atividade.
  • Construção de um questionário sobre o suporte textual selecionado para dar a conhecer aos alunos antes da primeira audição, prevendo essa construção as etapas seguintes:

1.ª etapa – Primeira audição do suporte para identificação do tema do texto (por exemplo, num item de resposta curta) e de tópicos nele abordados (por exemplo, num item de escolha múltipla complexa), seguida de um momento de correção.

2.ª etapa – Segunda audição do suporte para registo escrito de informação específica veiculada no texto (por exemplo, num item de completamento de parágrafo(s) e/ou tabela(s)), seguida de um momento de correção.

3.ª etapa – Escrita de um breve texto informativo para mobilização da informação registada anteriormente, para partilha na turma.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.