Ano de escolaridade:
6.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Compreensão de textos

Prova/Ano escolar:
Prova-Ensaio (61) | 2025
Palavras-chave:

sinais de pontuação; dois pontos; valores de uso; contexto.

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 O item apresenta uma afirmação para completar com um dos seguintes valores de uso do sinal de pontuação dois pontos (:): uma citação, uma conclusão, uma opinião, uma explicação. O sinal de pontuação em causa é utilizado no texto de suporte (texto informativo) a seguir a uma frase que recupera a ideia do parágrafo anterior, mas agora com outro referente, e para introduzir uma explicação concreta relativamente a esse novo referente. O valor do sinal de pontuação é, portanto, analisado em contexto.

 Bloco de Informação 

 Bloco de Informação - item 2

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha Múltipla
Tipo de suportes:
Texto informativo
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 Analisar a relação estabelecida entre dois segmentos de uma frase do texto, através do completamento de uma afirmação com um dos valores de uso do sinal de pontuação dois pontos (:) apresentados.

O item testa a capacidade de analisar apropriadamente os valores de uso de um sinal de pontuação na construção de frases e de textos, conforme estipulado nas AE de Português do 6.º ano de escolaridade («Explicar a utilização de sinais de pontuação em função da construção da frase»), em articulação com o previsto na área de competências Linguagens e Textos do PASEO.

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 Bloco de Informação - item 2

 Trata-se de um item com classificação dicotómica, sendo a opção uma explicação indicada como resposta correta.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  • Seleção, em textos, de frases nas quais se observe a utilização do sinal de pontuação dois pontos (:) com diferentes valores de uso.
  • Análise das frases selecionadas para distinção dos diferentes valores de uso do sinal de pontuação em causa.
  • Construção de frases originais pelos alunos, nas quais empreguem o sinal de pontuação com os diferentes valores de uso do sinal de pontuação.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.