Ano de escolaridade:
6.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Compreensão de textos

Prova/Ano escolar:
Prova-Ensaio (61) | 2025
Palavras-chave:

conectores; valores de uso; contexto.

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

O item apresenta uma afirmação para completar com uma das opções seguintes: uma causa («uma vez que são»), uma comparação («tal como outros») ou uma concessão («apesar de serem»). A afirmação corresponde a uma reformulação de uma frase do texto de suporte em que se estabelece uma relação de causa-efeito, cujo reconhecimento é determinante para a seleção da resposta adequada («uma vez que são»).

 Bloco de Informação 

 Bloco de Informação - item 3

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento por seleção
Tipo de suportes:
Texto informativo
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 ( Intermédio) 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item pretende avaliar a capacidade de reconstituir o sentido de relações lógicas estabelecidas no texto de suporte, através do uso de conectores. As opções apresentadas introduzem diferentes relações de sentido: uma causa («uma vez que são»), correspondente à resposta correta, uma comparação («tal como outros») e uma concessão («apesar de serem»).

A seleção da opção correta («uma vez que são») implica o estabelecimento de uma correspondência entre a conjunção «Como», que inicia a frase do texto de suporte, e a locução «uma vez que», capacidade consentânea com as AE de Português do 6.º ano de escolaridade, em articulação com o previsto na área de competências Linguagens e Textos do PA, nomeadamente, no que concerne ao descritor operativo que integra a compreensão de factos ou conceitos.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 Bloco de Informação - item 3

Trata-se de um item com classificação dicotómica, pelo que a atribuição dos 10 pontos implicava a seleção da opção correta («uma vez que são»), não havendo lugar a classificações intermédias. 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

- Identificação, em textos de complexidade e extensão crescentes, dos valores de uso de diferentes conectores.

- Reconstituição de relações lógicas estabelecidas nos textos, através de sínteses, paráfrases ou esquemas.

-  Substituição de conectores usados nos textos por outros de valor equivalente.

- Mobilização de conhecimento linguístico na reflexão sobre os textos.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.