Ano de escolaridade:
6.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Compreensão de textos

Prova/Ano escolar:
Prova-Ensaio (61) | 2025
Palavras-chave:

tempos simples; modo indicativo; modo conjuntivo; uso correlativo de formas verbais

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

O item apresenta uma frase para completar com uma das formas verbais seguintes: podia, pudera, poderá. Trata-se de uma frase condicional que recupera uma hipótese colocada num passo específico do texto de suporte (texto informativo). A oração subordinada condicional integra uma forma do verbo haver conjugada no futuro simples do conjuntivo, a qual é determinante para a seleção adequada da forma do verbo poder, de entre as três formas simples do indicativo disponíveis, para efeito de completamento da subordinante.

Bloco de Informação 

 Bloco de Informação - item 4

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha Múltipla
Tipo de suportes:
Texto informativo
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 ( Intermédio) 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Reconstituir a relação lógica estabelecida numa frase do texto, por via do completamento de uma afirmação com uma das formas verbais apresentadas, respeitando a correlação entre o uso do futuro simples do conjuntivo e o uso do futuro simples do indicativo. O item testa a capacidade para utilizar apropriadamente os tempos verbais na construção de frases complexas e de textos, conforme estipulado nas AE de Português do 6.º ano de escolaridade, em articulação com o previsto na área de competências Linguagens e Textos do PA, nomeadamente, no que concerne ao descritor operativo que integra a compreensão de factos ou conceitos.

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 Bloco de Informação - item 4

Trata-se de um item com classificação dicotómica, sendo a opção poderá indicada como resposta correta – 10 pontos.

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

– Seleção de passagens em textos em que se observe o uso correlativo de formas verbais dos modos indicativo e conjuntivo do conhecimento dos alunos na fase de aprendizagem em que se encontram.

– Apresentação de versões diferentes dessas passagens, com alteração do tempo de uma das formas verbais usadas e um espaço para preencher pelo aluno com a correta alteração do tempo da segunda.

– Redação de frases originais pelos alunos, nas quais empreguem, seguindo o exemplo das passagens observadas e reescritas, formas verbais dos modos indicativo e conjuntivo, corretamente correlacionadas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.