Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Ciências Naturais e Físico-Química
 
Domínio/Tema:

Sustentabilidade na Terra (CN) e Reações Químicas (FQ)

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Ciências Naturais e Físico-Química  (88) | 2023
Palavras-chave:
atividade experimental; problema; variáveis
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em suporte digital):

Componente de Observação e Comunicação Científicas.

Versão A:

Versão B:

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Vídeo e figura
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – Interpretar/Aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Identificar o problema em estudo numa atividade experimental.

Este item incide sobre a interpretação de uma atividade experimental, devendo o aluno selecionar o problema em estudo numa atividade previamente descrita sob a forma de um vídeo, existindo ainda uma figura representativa da montagem experimental. Para tal, o aluno deve ser capaz de compreender o objetivo da experiência e analisar as opções apresentadas, mobilizando conteúdos das duas disciplinas envolvidas.

 

Relação com as Aprendizagens Essenciais

As experiências (versão A e versão B) enquadram-se nas seguintes AE:

  • Físico-Química

Domínio: Reação Químicas

Aprendizagem essencial: Reconhecer, numa perspetiva interdisciplinar, as alterações climáticas como um dos grandes problemas ambientais atuais e relacioná-las com a poluição do ar resultante do aumento dos gases de efeito de estufa.

  •  Ciências Naturais

Tema: Sustentabilidade na Terra

Aprendizagem essencial: Interpretar as principais fases dos ciclos da água, do carbono e do oxigénio, com base em informação diversificada (notícias, esquemas, gráficos, imagens) e valorizando saberes de outras disciplinas (ex.: Geografia e Ciências Físico-Químicas).

 

Aprendizagem essencial transversal: Construir explicações científicas baseadas em conceitos e evidências, obtidas através da realização de atividades práticas diversificadas – laboratoriais, experimentais, de campo – e planeadas para procurar responder a problemas formulados.

 

Relação com o Perfil dos Alunos: Saber científico, técnico e tecnológico.

 

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação estão organizados por descritores de desempenho, aos quais correspondem determinados códigos.  

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

A partir do 7.º ano, podem ser trabalhadas com os alunos atividades experimentais, inseridas nos diferentes temas/domínios de Ciências Naturais e de Físico-Química, que permitam a identificação do problema em estudo. Assim, podem ser criadas situações de aprendizagem, de modo a que, individualmente e/ou em grupo, os alunos tenham a oportunidade de: 

  1. analisar atividades experimentais, apresentadas sob a forma de texto, figura ou vídeo, identificando o problema em estudo;
  2. concretizar atividades experimentais, ocorrendo uma discussão prévia à execução do procedimento sobre o problema em estudo;
  3. a partir de um problema, planificar a experiência correspondente, definindo as condições a variar e a manter constantes nas diferentes situações experimentais. 

As atividades experimentais devem ser escolhidas considerando os interesses dos próprios alunos, os recursos existentes na escola e o seu grau de complexidade, podendo recorrer-se igualmente a laboratórios/simuladores digitais. 

Sempre que possível, deve ser promovida a comunicação científica do trabalho desenvolvido pelos grupos de alunos à restante turma (ou até comunidade escolar), pois tal implica a organização das ideias sobre as diferentes etapas seguidas, ficando explícito o problema que orientou a atividade experimental. Pode ser solicitado aos alunos que: 

  1. elaborem um relatório escrito, seguindo um conjunto de orientações;
  2. construam um poster científico, organizado de acordo com as etapas do processo científico;
  3. realizem um pequeno vídeo em que apresentem o trabalho experimental desenvolvido.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.