Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Ciências Naturais e Físico-Química
 
Domínio/Tema:

Sustentabilidade na Terra (CN) e Reações Químicas (FQ)

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Ciências Naturais e Físico-Química  (88) | 2023
Palavras-chave:
atividade experimental; planificação; montagem experimental; variáveis
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em suporte digital):

Componente de Observação e Comunicação Científicas.

Versão A:

Versão B:

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Figura
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – Raciocinar; Criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Reconhecer o procedimento experimental mais adequado ao objetivo pretendido.

Este item incide sobre a planificação de experiências, devendo o aluno selecionar o esquema que completa corretamente a figura de uma montagem experimental. Para tal, o aluno deve ser capaz de compreender o objetivo da experiência, presente no corpo do item, identificar a variável em estudo e comparar entre si os esquemas das situações A e B, de modo a selecionar o esquema correto da situação C. 

Relação com as Aprendizagens Essenciais

As experiências (versão A e versão B) enquadram-se nas seguintes AE:

  •  Físico-Química

Domínio: Reação Químicas

Aprendizagem essencial: Reconhecer, numa perspetiva interdisciplinar, as alterações climáticas como um dos grandes problemas ambientais atuais e relacioná-las com a poluição do ar resultante do aumento dos gases de efeito de estufa. 

  • Ciências Naturais

 Tema: Sustentabilidade na Terra

Aprendizagem essencial: Interpretar as principais fases dos ciclos da água, do carbono e do oxigénio, com base em informação diversificada (notícias, esquemas, gráficos, imagens) e valorizando saberes de outras disciplinas (ex.: Geografia e Ciências Físico-Químicas). 

Aprendizagem essencial transversal: Construir explicações científicas baseadas em conceitos e evidências, obtidas através da realização de atividades práticas diversificadas – laboratoriais, experimentais, de campo – e planeadas para procurar responder a problemas formulados. 

Relação com o Perfil dos Alunos:    Pensamento crítico e pensamento criativo

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação estão organizados por descritores de desempenho, aos quais correspondem determinados códigos.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para os alunos desenvolverem competências relacionadas com a planificação experimental, podem ser criadas situações de aprendizagem, inseridas ao longo do ano nos diferentes temas/domínios de Ciências Naturais e de Físico-Química, de modo a que, individualmente e/ou em grupo, os alunos tenham a oportunidade de: 

  1. discutir o objetivo da atividade experimental, identificando as condições experimentais que se mantiveram constantes e as que variaram nas diferentes situações em estudo;
  2. interpretar e construir esquemas simples que representem atividades experimentais, comparando as condições definidas para cada situação experimental;
  3. planificar atividades experimentais, definindo as condições a variar e a manter constantes nas diferentes situações criadas.

Os laboratórios/simuladores virtuais (por exemplo: https://gizmos.explorelearning.com/) são recursos que poderão ser explorados em sala de aula para permitir, de forma mais rápida, que os alunos planifiquem experiências, analisem os resultados obtidos e avaliem a estratégia seguida, podendo voltar a alterar facilmente as condições iniciais e obter novos resultados. 

Este trabalho com os alunos deve ser iniciado no 7.º ano, em ambas disciplinas, progredindo-se gradualmente ao longo do tempo em termos de complexidade das tarefas e das atividades experimentais escolhidas. A realização e/ou a análise de atividades experimentais em interdisciplinaridade, quando tal for possível, pode ser também um elemento motivador e facilitador.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.