Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
 Físico-Química
 
Domínio/Tema:

Materiais (FQ)     

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Ciências Naturais e Físico-Química  (88) | 2023
Palavras-chave:
massa volúmica; massa; volume; densidade
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em suporte digital):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Tabela e texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – Raciocinar; Criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Relacionar o conceito de massa volúmica com as grandezas de que depende.

Relação com as Aprendizagens Essenciais

Domínio: Materiais

Aprendizagem essencial: Compreender o conceito de massa volúmica e efetuar cálculos com base na sua definição.

Relação com o Perfil dos Alunos:    Pensamento crítico e pensamento criativo.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação estão organizados por descritores de desempenho, aos quais correspondem determinados códigos. Neste caso, os critérios de classificação estão também organizados por parâmetros. Cada parâmetro deve ser observado isoladamente, considerando os respetivos descritores de desempenho, e deve ser-lhe atribuído apenas um código.

Os descritores de desempenho são acompanhados de exemplos de respostas destinados a clarificar os critérios e, assim, a facilitar a atribuição do código mais adequado. Os exemplos apresentados não esgotam as respostas possíveis, pelo que o classificador deve considerar em igualdade de circunstâncias outras respostas que, não utilizando os mesmos termos dos exemplos, representam um desempenho equivalente. 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

O desenvolvimento de competências que permitam responder corretamente a este item, implica que seja solicitado ao aluno, de forma sistemática, a análise crítica de problemas que estabeleçam uma relação qualitativa entre grandezas físicas. Sugere-se que os alunos sejam convidados a explicitar os seus raciocínios, quer utilizando linguagem matemática, quer linguagem corrente, permitindo-lhes, desta forma, estabelecer as relações de causa-efeito essenciais para uma aprendizagem mais efetiva dos diferentes conteúdos. 

Sempre que possível, sugere-se uma abordagem prática dos problemas, permitindo aos alunos situações de questionamento e a consequente planificação de atividades experimentais, definindo as condições a variar e a manter constantes nas diferentes situações criadas, para conseguir responder aos problemas iniciais. 

A exploração de simulações computacionais poderá permitir uma visualização/compreensão da relação entre a massa e o volume de diferentes corpos/materiais, propondo-se, por exemplo, a exploração do simulador «Densidade», em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/density.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.