Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Ciências Naturais 
 
Domínio/Tema:

Terra, Um Planeta com Vida

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Ciências Naturais e Físico-Química  (88) | 2023
Palavras-chave:
subsistemas terrestres; interações
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em suporte digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Seleção
Formato:
Associação simples
Tipo de suportes:
Figura
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – Interpretar; Aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Interpretar interações entre os subsistemas terrestres.

Neste item o aluno interpreta um conjunto de afirmações, identificado os subsistemas terrestres em interação em cada uma delas, e localiza essas interações numa figura, onde se encontram interligados esquematicamente todos os subsistemas.

 Relação com as Aprendizagens Essenciais

Tema: Terra, Um Planeta com Vida

Aprendizagem essencial: Distinguir o sistema Terra dos seus subsistemas, identificando as potencialidades dos mesmos na geração da vida na Terra.

 Relação com o Perfil dos Alunos:  Saber científico, técnico e tecnológico.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação estão organizados por descritores de desempenho, aos quais correspondem determinados códigos.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

No que se refere ao conteúdo, subsistemas da Terra e suas interações, podem ser abordados em aula diferentes exemplos de interações entre os subsistemas terrestres, orientando-se a discussão no sentido de os alunos identificarem os subsistemas envolvidos, bem como as trocas de matéria e de energia existentes. As interações entre os subsistemas podem ser exploradas a partir de suportes variados, tais como textos, esquemas, fotografias, infografias ou pequenos filmes, privilegiando-se sempre contextos familiares aos alunos, de modo a tornar as aprendizagens significativas. Pode, por exemplo, pedir-se que estes identifiquem situações do seu dia-a-dia, para serem discutidas em sala de aula.

 Relativamente ao desenvolvimento de competências associadas à interpretação de esquemas, os alunos podem ser envolvidos, ao longo do ano, na: 

  • interpretação/construção, individual ou em grupo, de esquemas organizadores (mapa de conceitos/mapa mental) das principais ideias associadas a um determinado conceito;
  • interpretação/construção de esquemas que representem fenómenos ou processos científicos.

Existem também algumas ferramentas digitais que podem ser utilizadas pelos alunos para a construção de esquemas (por exemplo, https://www.popplet.com/  ou https://padlet.com).


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.