Ano de escolaridade:
8.º Ano
Disciplina/área curricular:
Educação Física
 
Domínio/Tema:
Atletismo
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Física (84) | 2022
Palavras-chave:

atletismo; salto em altura; técnica de tesoura

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Tarefa 3 - Atletismo – Salto em Altura

Após corrida de balanço de 4 a 6 passadas, salta em altura com a técnica de tesoura, transpondo o elástico ou a fasquia, com receção em pé no colchão.

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:
Exercício individual
Tipo de suportes:
Dois postes com fasquia ou elástico, colchão de quedas
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 1 (inferior) - mostrar; realizar

 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno realizasse do ATLETISMO, o salto em altura com técnica de tesoura, cumprindo as exigências elementares técnicas, operacionalizando descritores das AE do 8.º ano da área das atividades físicas e descritores associados à área de competências «Consciência e domínio do corpo» do PASEO.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Para conseguir realizar a técnica de tesoura no salto em altura, é importante praticar saltos com a técnica de tesoura, sobre diferentes superfícies e obstáculos de alturas diversas


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.