Ano de escolaridade:
8.º Ano
Disciplina/área curricular:
Educação Física
 
Domínio/Tema:
Jogos Desportivos coletivos
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Física (84) | 2022
Palavras-chave:

jogo; voleibol; cooperação

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Tarefa 6 - Jogo Desportivo Coletivo – Voleibol em cooperação (2+2)

Joga voleibol num grupo de quatro alunos com dois alunos de cada lado da rede, cooperando com os teus colegas para passarem a bola por cima da rede o maior número de vezes possível, efetuando dois ou três toque de cada lado.

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:
Em grupos de quatro alunos
Tipo de suportes:
A tarefa realiza-se num campo  de dimensões reduzidas (8mx4m), com a rede entre 2,10m a 2,15m de altura.
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) - interpretar; resolver

 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno em cooperação com os colegas num jogo de voleibol (2+2) realizasse de forma adequada o serviço e as ações necessárias à continuidade das jogadas, de modo a manter a bola no ar, operacionalizando descritores das AE do 8.º ano da área das atividades físicas e descritores associados às áreas de competências «Consciência e domínio do corpo» e «Relacionamento interpessoal» do PASEO.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Para conseguir participar no jogo de Voleibol, em cooperação com os colegas, é necessário exercitar o  deslocamento e posicionamento de acordo com a trajetória da bola, bem como praticar as principais ações do jogo: o serviço, o toque por cima com as duas mãos ou por baixo com os antebraços, em situação de exercício individual ou em grupo.

 

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.