Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
História e Geografia
 
Domínio/Tema:

Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de História e Geografia (87) | 2022
Palavras-chave:
estilo artístico; românico, gótico; contrafortes, arcobotantes
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação/EM
Tipo de suportes:
Imagens - fotografias
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – analisar; interpretar; inferir; sintetizar
  
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Inferir os estilos românico e gótico a partir da identificação das suas características específicas”.

Aprendizagens Essenciais “Caracterizar os estilos românico e gótico, destacando especificidades regionais”

Relação das AE com o Perfil dos Alunos:” Informação e comunicação; Pensamento crítico e pensamento criativo; Sensibilidade estética e artística.”

Implica que os alunos sejam capazes de:

- Interpretar informação através da análise de iconografia;

- Inferir os estilos românico e gótico a partir da identificação das suas características específicas.

  

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

De forma a promover uma abordagem da História baseada em critérios éticos e estéticos e onde se consiga relacionar as aprendizagens com a História regional e local, valorizando o património histórico e cultural existente na região/local onde habita/estuda, pode-se:

- criar hábitos de observação e interpretação de iconografia através de:

- visitas de estudo presenciais a exemplares de património histórico e/ou Museus

- visitas virtuais a exemplares de património histórico e/ou museus

- criação de um roteiro do património românico e gótico da região onde a escola se insere


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.