Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
História e Geografia
 
Domínio/Tema:

Analisar questões geograficamente relevantes do espaço português

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de História e Geografia (87) | 2022
Palavras-chave:
alísios; bolinar; caravela; latinas; orientação relativa; equador; trópicos
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento por seleção
Tipo de suportes:
Mapa
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – reconhecer conceitos, fenómenos
 
Dados estatísticos
Percentagem de acerto:

Não se aplica

Grau de dificuldade:
 

Não se aplica

 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Identificar algumas condições técnicas da expansão portuguesa. Identificar linhas paralelas no mapa mundo e a orientação dos ventos.

Aprendizagens Essenciais: Referir as principais condições e motivações da expansão portuguesa. Identificar eixos de referência no mapa mundo. Descrever a localização relativa de um lugar utilizando a rosa dos ventos.

Relação das AE com o Perfil dos Alunos: Informação e comunicação (B); Raciocínio e resolução de problemas.

Implica que os alunos sejam capazes de:

- Raciocínio e resolução de problemas;

- Saber científico, técnico e tecnológico.

  

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem em que os alunos, em grupo ou individualmente, tenham de:

- apresentar imagens de embarcações ou visionamento de vídeos;

- realizar visitas de estudo a museus;

- analisar mapas, suportes gráficos e cartográficos (analógicos e/ou digitais) com representação dos elementos geométricos da esfera terrestre e dos ventos alísios. 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.