Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
História e Geografia
 
Domínio/Tema:

Analisar questões geograficamente relevantes do espaço português

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de História e Geografia (87) | 2022
Palavras-chave:
natalidade; mortalidade; taxa de crescimento natural
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Tabela
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – analisar situações problemáticas; avaliar; sintetizar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:

Não se aplica

        Grau de dificuldade:
 

Não se aplica

 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Identificar a evolução da taxa de crescimento natural de um país, através do cálculo de indicadores demográficos.

Aprendizagens Essenciais: Comparar o comportamento de diferentes indicadores demográficos, no tempo e no espaço, enunciando fatores que explicam os comportamentos observados.

Relação das AE com o Perfil dos Alunos: Informação e comunicação (B); Raciocínio e resolução de problemas.

Implica que os alunos sejam capazes de:

- interpretar informação;

- utilizar e dominar instrumentos diversificados avaliar, validar e mobilizar informação. 

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem em que os alunos, em grupo ou individualmente, tenham de:

- conseguir tratar dados estatísticos para construírem diferentes tipos de gráficos;

- consultar fontes documentais diversas, por exemplo, de artigos de jornais, em papel ou online, ou de sites com dados estatísticos, como a Pordata ou o INE, interpretando a evolução das variáveis representadas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.