Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Inglês
 
Domínio/Tema:

Compreensão do oral

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Inglês  (81) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:
compreensão do oral; informação explícita; informação explícita
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação 
Tipo de suportes:
5 afirmações
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – Interpretar, inferir
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivos do item:

Compreender informação explícita e implícita.

 

Aprendizagens Essenciais:

Área temática/situacional–Atividades escolares

Competência comunicativa da compreensão do oral

- “Acompanhar informações com algum pormenor (...)”

 

PASEO:

Linguagens e textos

(…)

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às

Línguas (…);”

“- aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral (…) e multimodal.”

Pensamento crítico e criativo

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…), com vista à tomada de posição fundamentada; (…)”

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado por códigos.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que o aluno consiga ativar processos cognitivos mais complexos (analisar, inferir, etc.), é necessário que o mecanismo de compreensão do oral esteja automatizado (reconhecimento vocabular, processamento sintático, compreensão de pistas linguísticas, etc.). É, pois, essencial a prática consistente desta capacidade através da audição de textos de natureza variada e adaptados ao nível de proficiência dos alunos.

 

Exemplo de sequência de atividade

 

A fim de apoiar o desenvolvimento de competências de compreensão do oral, sugerem-se as seguintes atividades/estratégias:

 

Passo 1

No quadro, o professor apresenta uma lista de possíveis aspetos que podem ser mudados na escola: melhorias nas instalações, novas atividades extracurriculares ou modificações no horário escolar. Os alunos discutem em pares ou pequenos grupos sobre o que eles próprios gostariam de mudar e por que acham essas mudanças importantes. Cada par/grupo partilha as suas opiniões com a turma.

 

Passo 2

O professor introduz o item, dizendo que irão ouvir a opinião de três alunos sobre o que deveria mudar na escola a fim de identificar se os aspetos discutidos no passo 1 são referidos. Em grupo turma, os alunos partilham as suas perceções.

 

Passo 3

O professor reproduz a gravação novamente, fazendo pausas estratégicas. A cada pausa, pergunta aos alunos o que foi dito. As respostas são registadas no quadro. Para aprofundar a compreensão, o professor também apresenta duas opções de interpretação sobre o que o aluno na gravação está a tentar dizer, e os alunos escolhem a opção mais correta.

 

Passo 4

Os alunos ouvem a gravação uma última vez e resolvem o item da prova. 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.