Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Inglês
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Inglês  (81) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:
leitura; compreender informação global de um texto; inferir
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação 
Tipo de suportes:
5 acontecimentos culturais/sociais/desportivos
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivos do item:

Compreender informação global a nível de texto e inferir

 

Aprendizagens Essenciais:

Área temática/situacional– Atividades escolares e de lazer

Competência comunicativa da compreensão da escrita

— “Compreender textos informativos (...)”

— “Identificar as principais conclusões em textos de opinião (...)

 

PASEO:

Linguagens e textos

(…)

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às

Línguas (…);”

“- aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral (…) e multimodal.”

Pensamento crítico e criativo

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…), com vista à tomada de posição fundamentada; (…)”

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado por códigos.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que o aluno consiga associar cada nome à atividade adequada, deverá ser capaz de inferir a partir da informação dada em cada texto. Isso implica compreender as opiniões e sentimentos expressos por cada um dos narradores.

 

Exemplo de sequência de atividade

 

A fim de apoiar o desenvolvimento de competências de leitura, sugerem-se as seguintes atividades/estratégias:

 

Passo 1

O professor apresenta três textos aos alunos e pede que preencham, de forma concisa, uma tabela com informações sobre o país de origem, os sentimentos expressos e o que cada personagem mais gosta

 

Passo 2

 

Em seguida, o professor faz perguntas sobre as possíveis atividades que Frank, Dylan e Fatima gostariam de realizar, usando questões como: “Do you think Fatima would like to....?”

 

Passo 3

Por fim, os alunos resolvem o item correspondente da prova, com base nas informações discutidas e analisadas nos passos anteriores.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.