Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Inglês
 
Domínio/Tema:

Interação escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Inglês  (81) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:
interação escrita; atos discursivos
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Visuais e textuais
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – Interagir, criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivos do item:

Operacionalizar diversos atos discursivos.

 

Aprendizagens Essenciais:

Área temática/situacional– Atividades escolares e de lazer; situações quotidianas.

Competência comunicativa da interação escrita

— “Interagir de forma progressivamente mais elaborada, completando formulários, mensagens e textos.”

 

PASEO:

Linguagens e textos

(…)

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às

Línguas (…);”

“- aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral (…) e multimodal.”

 

Pensamento crítico e criativo

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…), com vista à tomada de posição fundamentada; (…)”

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado por códigos.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

A interação escrita pressupõe a co-construção de sentido. Para que o aluno consiga interagir por escrito em situações de comunicação real, como, por exemplo, no caso de mensagens de texto, é necessário que compreenda aspetos como a linguagem pictográfica e a importância da adequação do registo, assim como aspetos ortográficos e gramaticais.

 

Exemplo de sequência de atividade

 

A fim de apoiar o desenvolvimento de competências de interação escrita, sugerem-se as seguintes atividades/estratégias:

 

Passo 1

O professor inicia a atividade fazendo a pergunta: “What is your favourite subject and why?” À medida que os alunos respondem, o professor regista as respostas no quadro.

 

Passo 2

Em seguida, o professor apresenta uma lista de motivos que podem estar associados à preferência por disciplinas como Educação Visual, Educação Física e Matemática. Os alunos devem associar esses motivos às disciplinas correspondentes.

Passo 3

Os alunos focam-se no item. Leem as mensagens de telemóvel, trocadas entre amigos numa rede social,  e identificam a disciplina preferida de cada personagem.

 

Passo 4

Com a ajuda do professor, os alunos identificam qual a possível intenção comunicativa adequada a cada um dos espaços a preencher: apresentar justificação; exprimir gosto; expressar preferência. Em conjunto, procuram as pistas linguísticas que justificam a escolha dessa intenção comunicativa.

 

Passo 5

Com base no passo anterior, os alunos completam o texto do item, concluindo a atividade.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.