Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:

Organização e Tratamento de Dados

Prova/Ano escolar:
Prova final de ciclo de Matemática (92) | 2022
Palavras-chave:
média, organização e interpretação de dados
 

Apresentação do Item (Clique aqui (caderno 1 / caderno 2) para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Gráfico
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – Conhecer; Reproduzir
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
68%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Interpretar informação estatística.

- Analisar um conjunto de dados recorrendo à média e reconhecer o seu significado no contexto de uma dada situação.

Relação das AE com o Perfil dos Alunos (Linguagens e textos; Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo e Saber cientifico, técnico e tecnológico).

- Analisar e interpretar informação que se encontra na representação gráfica.

- Analisar criticamente o resultado obtido.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta, a seleção exclusiva da opção A.

xemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem para que os alunos, em experiências individuais e de grupo, tenham oportunidade de:

  • recolher, organizar e representar dados, através de contextos significativos e diversificados, utilizando diferentes representações, e interpretar a informação representada;
  • partindo de situações concretas, identificar a variável em estudo e os dados estatísticos;
  • reconhecer o significado das diferentes medidas estatísticas estudadas (mediana, quartis, amplitude interquartil, média, moda e amplitude) no contexto de uma dada situação;
  • recorrer a medidas estatísticas para interpretar e comparar resultados, e apreciar os resultados obtidos;
  • analisar e comparar diferentes representações gráficas;
  • avaliar o resultado obtido num dado.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.