Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:

Geometria e Medida

Prova/Ano escolar:
Prova final de ciclo de Matemática (92) | 2022
Palavras-chave:
circunferência, amplitude de um ângulo inscrito
 

Apresentação do Item (Clique aqui (caderno 1 / caderno 2) para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Figura
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – interpretar; aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
44%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Relacionar a amplitude de um ângulo inscrito numa circunferência com a amplitude do arco correspondente.

- Reconhecer que a amplitude de uma semicircunferência é 180º.

- Reconhecer que um triângulo inscrito numa semicircunferência é retângulo.

- Analisar triângulos inscritos em circunferências.

- Reconhecer relações entre elementos de uma figura geométrica.

Relação das AE com o Perfil dos Alunos (Linguagens e textos; Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo e Saber cientifico, técnico e tecnológico)

- Analisar e interpretar informação que se encontra numa figura geométrica.

- Resolver problemas envolvendo circunferências aplicando as relações estudadas.

- Analisar criticamente o resultado obtido.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta, a seleção exclusiva da opção D.

xemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem para que os alunos, em experiências individuais e de grupo, tenham oportunidade de:

  • interpretar informação, conceber e aplicar estratégias de resolução usando ideias geométricas;
  • explorar, relações entre ângulos, arcos e cordas com recurso a ambiente de geometria dinâmica;
  • identificar ângulos inscritos numa circunferência e relacionar a amplitude desse ângulo com a amplitude do arco correspondente e vice-versa;
  • usar a capacidade de visualização, reconhecer relações entre ideias matemáticas em geometria e conceber uma resolução para a determinação de valores desconhecidos;
  • avaliar o resultado obtido na determinação de valores desconhecidos em contexto.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.