Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:

Álgebra

Prova/Ano escolar:
Prova final de ciclo de Matemática (92) | 2022
Palavras-chave:
função quadrática, área de triângulo
 

Apresentação do Item (Clique aqui (caderno 1 / caderno 2) para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Gráfico
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – interpretar; aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
47%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Interpretar graficamente uma função quadrática do tipo

- Relacionar a representação gráfica de uma função com a algébrica e vice-versa.

- Determinar a área de um triângulo em que um dos vértices pertence ao gráfico de uma função quadrática do tipo

Relação das AE com o Perfil dos Alunos (Linguagens e textos; Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo e Saber cientifico, técnico e tecnológico).

- Analisar e interpretar informação que se encontra num gráfico cartesiano.

- Resolver problemas utilizando funções, em contextos matemáticos e não matemáticos, concebendo e aplicando estratégias para a sua resolução.

- Analisar criticamente o resultado obtido.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta, a seleção exclusiva da opção C.

xemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem para que os alunos, em experiências individuais e de grupo, tenham oportunidade de:

  • identificar a função que representa uma dada situação, usando diversas representações e relacionando-as;
  • se confrontarem com diferentes situações da realidade, verificando que existem outras cuja modelação não se faz por uma função quadrática;
  • estabelecer relações entre a representação algébrica de uma função quadrática do tipo , e a representação gráfica;
  • representar graficamente funções com recurso a ambientes de geometria dinâmica e investigar os efeitos da variação do parâmetro , desenvolvendo o sentido crítico dos alunos;
  • avaliar o resultado obtido na determinação de valores desconhecidos em contexto.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.