Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:

Números e Operações

Prova/Ano escolar:
Instrumento de Aferição Amostral Matemática  (86) |2021
Palavras chave:
percentagem; notação científica
 

Apresentação do Item (Clique aqui (caderno 1 / caderno 2) para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Não se aplica
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – Interpretar; aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Calcular a percentagem de uma quantidade e apresentar o resultado em notação científica.

Relação das AE com o PA (Linguagens e textos, Informação e comunicação, Racíocinio e resolução de problemas, Pensamento crítico e pensamento criativo, Bem-estar, saúde e ambiente, e Saber cientifico, técnico e tecnológico)

- Ler e reconhecer números nas suas diferentes representações.

- Interpretar informação, conceber e aplicar estratégias de resolução e avaliar a plausabilidade do resultado no contexto apresentado.

- Exprimir ideias matemáticas com precisão e rigor, e justificar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprias da matemática.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta. Os códigos 11 e 12 identificam desempenhos diferentes mas equivalentes. Apresentam-se, igualmente, diferentes estratégias corretas de resolução

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem para que os alunos, em experiências individuais e de grupo, tenham oportunidade de:

  • reconhecer números racionais nas suas diferentes representações;
  • interpretar, usar e relacionar diferentes representações de números racionais;
  • resolver problemas que envolvam percentagens em contextos da vida real;
  • implementar diferentes estratégias de cálculo de uma percentagem e refletir sobre a estratégia mais eficaz em cada caso;
  • apresentar e explicar ideias e processos de resolução envolvendo percentagens;
  • identificar grandezas expressas em notação científica estudadas em Físico-Química, possivelmente em trabalho coordenado com o docente dessa disciplina;
  • interpretar a representação de números em notação científica em diferentes tipos de tecnologia (calculadoras, Internet) para a compreensão do significado da notação utilizada;
  • recolher notícias que envolvam números muito próximos de zero ou muito grandes e que permitam o cálculo envolvendo percentagens e sua análise.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.