Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:

Organização e tratamento de dados

Prova/Ano escolar:
Instrumento de Aferição Amostral de Matemática  (86) | 2021
Palavras-chave:
média
 

Apresentação do Item (Clique aqui (caderno 1 / caderno 2) para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Não se aplica
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – Interpretar; aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Determinar a solução de um problema que envolve o conceito de média

Relação das AE com o Perfil dos Alunos (Linguagens e textos; Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo e Saber cientifico, técnico e tecnológico)

- Analisar e interpretar informação recorrendo à média e reconhecer o seu significado no contexto apresentado.

- Resolver problemas envolvendo a média e interpretar o seu significado no contexto apresentado.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

- A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta, a seleção exclusiva da opção B.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem para que os alunos, em experiências individuais e de grupo, tenham oportunidade de:

  • identificar a média como o valor resultante da distribuição equitativa do total dos dados (o ponto de equilíbrio dos dados) e interpretar o seu significado em contexto.
  • usar procedimentos de cálculo da média que recorram ao seu significado, usando o cálculo mental;
  • utilizar diferentes tipos de tecnologia para explorar as propriedades das medidas de localização;
  • discutir situações em que a média é afetada pelos valores atípicos, estimulando o sentido crítico dos alunos;

· resolver problemas envolvendo a organização e tratamento de dados em contexto familiares variados e utilizar as medidas estatísticas para os interpretar e tomar decisões.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.