Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:

Álgebra

Prova/Ano escolar:
Instrumento de Aferição Amostral Matemática  (86) |2021
Palavras chave:
sequências; regularidades
 

Apresentação do Item (Clique aqui (caderno 1 / caderno 2) para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Figuras geométricas
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – Raciocinar; Criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Determinar a ordem de um dado termo de uma sequência conhecida a lei de formação e o primeiro termo.

Relação das AE com o PA (Linguagens e textos, Informação e comunicação, Racíocinio e resolução de problemas, Pensamento crítico e pensamento criativo, e Saber cientifico, técnico e tecnológico)

- Reconhecer regularidades e determinar uma lei de formação de uma sequência e uma expressão algébrica que a representa.

- Exprimir ideias matemáticas com precisão e rigor, e justificar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprias da matemática.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta. Os códigos 11 e 12 identificam desempenhos diferentes mas equivalentes. Apresentam-se, igualmente, diferentes estratégias corretas de resolução.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem para que os alunos, em experiências individuais e de grupo, tenham oportunidade de:

  • identificar e analisar regularidades em sequências numéricas e não numéricas, e formular e representar as leis de formação dessas sequências (em enunciados verbais, tabelas, expressões algébricas);
  • utilizar a folha de cálculo para determinar termos e ordens de uma sequência numérica;
  • recorrer a textos, esquemas, tabelas e expressões algébricas para descrever leis de formação de sequências, promovendo a perseverança na atividade matemática;
  • explorar sequências para concluir sobre a relação entre termos (consecutivos) ou sobre a relação ordem-termo, com vista a determinar uma lei de formação da sequência e, caso se adeque, prolongá-la de acordo com a lei de formação encontrada;
  • serem confrontados com diferentes estratégias de resolução de problemas e, eventualmente, respetivas expressões algébricas, ainda que equivalentes;
  • apresentar à turma as suas produções, argumentando as suas ideias.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.