Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:

Álgebra

Prova/Ano escolar:
Prova final de ciclo de Matemática  (92) | 2019
Palavras-chave:
função afim; expressão algébrica; representação gráfica da função afim
 

Apresentação do Item (Clique aqui (caderno 1 / caderno 2) para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Gráfico de uma função 
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – raciocinar; criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
51%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Identificar uma expressão algébrica, da forma , que define uma função representada graficamente.

Relação das AE com o Perfil dos Alunos (Linguagens e textos; Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo e Saber cientifico, técnico e tecnológico)

- Analisar e interpretar informação que se encontra na representação gráfica.

- Relacionar diferentes representações de uma função;

- Reconhecer uma função em diversas representações, e interpretá-la como relação entre variáveis e usar funções para representar e analisar situações, em contextos matemáticos e não matemáticos.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta, a seleção exclusiva da opção B.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem para que os alunos, em experiências individuais e de grupo, tenham oportunidade de:

  • partindo de uma situação concreta, apoiar os alunos na identificação da função que a representa, usando diversas representações e relacionando-as;
  • modelar fenómenos pela determinação de modelos lineares adequados, a partir de recolha de dados, realizada em grupo, evidenciando a relevância da Matemática para a compreensão de situações da realidade;
  • se confrontarem com diferentes situações da realidade, verificando que existem outras cuja modelação não se faz por uma função afim;
  • estabelecer relações entre a representação algébrica e geométrica de uma função afim, nomeadamente a identificação do declive da reta e da ordenada na origem nas duas representações;
  • promover a representação gráfica de funções, a pares, com recurso a ambientes de geometria dinâmica e investigar os efeitos da variação de parâmetros, desenvolvendo o sentido crítico dos alunos.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.