Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:

Geometria e Medida

Prova/Ano escolar:
Prova final de ciclo de Matemática  (92) | 2019
Palavras-chave:
altura do triângulo; semelhança de triângulos
 

Apresentação do Item (Clique aqui (caderno 1 / caderno 2) para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Figura geométrica 
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – raciocinar; criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
11%
        Grau de dificuldade:
 
Muito difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Resolver um problema que envolve a determinação de uma altura de um triângulo, em função de um valor desconhecido, recorrendo à semelhança de triângulos.

Relação das AE com o Perfil dos Alunos (Linguagens e textos; Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo e Saber cientifico, técnico e tecnológico)

- Interpretar informação, conceber e aplicar estratégias de resolução de problemas usando ideias geométricas.

- Identificar triângulos semelhantes e justificar essa semelhança usando os critérios de semelhança.

- Resolver problemas que envolvam a semelhança de triângulos, em diversos contextos;

- Usar a capacidade de visualização e construir explicações e justificações.

- Exprimir ideias matemáticas com precisão e rigor, e justificar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprias da matemática.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por etapas de resolução, em que cada etapa descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada etapa corresponde uma dada pontuação. A pontuação total atribuída à resposta resulta da soma das pontuações obtidas em cada etapa. Os critérios indicam também as situações em que determinadas etapas podem, ou não, ser contabilizadas, tendo em consideração o desempenho esperado. Apresentam-se, igualmente, diferentes processos corretos de resolução.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem para que os alunos, em experiências individuais e de grupo, tenham oportunidade de:

  • confrontar o significado de semelhança na vida real com o da Matemática;
  • analisar figuras ampliadas e reduzidas recorrendo a ambientes de geometria dinâmica e outros instrumentos (malhas quadriculadas e isométricas, fotocópias ou manipulação de imagens digitais, …) para identificar as caraterísticas invariantes de figuras semelhantes;
  • explorar e comparar diversas situações que permitam identificar os critérios de semelhança de triângulos, desenvolvendo o seu sentido crítico;
  • analisar as medidas lineares, angulares e de área de figuras semelhantes descobrindo as diferenças de relações entre estes três tipos de medidas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.