Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:

Álgebra

Prova/Ano escolar:
Prova de aferição de Matemática  (86) | 2023
Palavras-chave:
equação do primeiro grau; equação do primeiro grau com parênteses; equação do primeiro grau com parênteses e com denominadores
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em suporte digital):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Ordenação
Tipo de suportes:
Não se aplica
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – conhecer
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Ordenar as etapas da resolução de uma equação do primeiro grau, a uma incógnita, com parênteses e com denominadores.

Relação das AE com o PASEO (Pensamento crítico e pensamento criativo)

- Interpretar, usar e relacionar diferentes representações das ideias matemáticas.

- Ter presente e usar adequadamente as convenções matemáticas, incluindo a terminologia e as notações.

- Compreender a equivalência de duas equações.

- Interpretar e relacionar diferentes processos de resolução de equações.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas deste item é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta, a ordenação correta das etapas.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem nas quais os alunos, em experiências individuais ou de grupo, tenham oportunidade de:

  • resolver equações fazendo uso das operações inversas das operações presentes na equação, antes da utilização dos princípios de equivalência;
  • descrever a forma de pensar acerca das ideias e processos matemáticos usados;
  • identificar equações equivalentes;
  • compreender a resolução, por mais do que um processo, de equações do primeiro grau, a uma incógnita, aplicando princípios de equivalência;
  • utilizar indiferentemente o primeiro ou o segundo membro para isolar termos equivalentes;
  • compreender procedimentos e relações;
  • interpretar diferentes processos de resolução de equações do primeiro grau, a uma incógnita, descrevendo o processo utilizado entre as etapas consecutivas;
  • identificar erros em resoluções de equações do primeiro grau, a uma incógnita.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.