Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:

Álgebra

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Matemática  (86) | 2023
Palavras-chave:
função afim, representação gráfica da função afim
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em suporte digital):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Gráfico de uma função
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – raciocinar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Resolver um problema que envolve uma função afim, em contexto real.

Relação das AE com o PASEO (Linguagens e textos, Raciocínio e resolução de problemas, Pensamento crítico e pensamento criativo)

- Interpretar, usar e relacionar diferentes representações das ideias matemáticas, em contextos diversos.

- Interpretar informação, conceber e aplicar diferentes estratégias de resolução de um problema que envolve a função afim e avaliar a plausibilidade do resultado no contexto apresentado.

- Exprimir ideias matemáticas com precisão e rigor, e justificar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprios da matemática.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta. Apresentam-se, igualmente, diferentes estratégias corretas de resolução.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem nas quais os alunos, em experiências individuais ou de grupo, tenham oportunidade de:

  • ler e interpretar informação apresentada de uma forma de representação para outra, em particular, traduzir informação matemática para as condições de um contexto real;
  • compreender problemas em contextos matemáticos e não matemáticos e de os resolver utilizando estratégias apropriadas;
  • selecionar e usar fórmulas e métodos matemáticos para processar informação;
  • modelar situações em contextos matemáticos e da vida real, usando funções;
  • representar uma função afim usando representações múltiplas (gráfico, expressão algébrica e tabela) e estabelecendo conexões entre as mesmas;
  • reconhecer o efeito da variação de cada parâmetro numa função afim;
  • interpretar e modelar situações da realidade com função afim;
  • confrontar diferentes situações da realidade, levando-os a verificar que existem situações cuja modelação não se faz por uma função afim;
  • estabelecer relações entre a representação algébrica e a representação geométrica de uma função afim, nomeadamente a identificação do declive da reta e da ordenada na origem nas duas representações;
  • apreciar a plausibilidade dos resultados obtidos e a adequação das soluções a que chegam ao contexto.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.