Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:

Geometria e Medida

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Matemática (92) | 2023
Palavras-chave:
números racionais; dízima infinita periódica
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF e aqui para aceder à prova digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Não se aplica
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – conhecer
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
22,6%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Reconhecer que um número racional se pode representar como uma dízima finita ou infinita periódica.

Relação das AE com o PASEO (Pensamento crítico e pensamento criativo)

- Identificar, usar e relacionar números nas suas diferentes representações.

- Identificar números racionais como números cuja representação decimal é uma dizima infinita periódica.

- Identificar números irracionais como números cuja representação decimal é uma dizima infinita não periódica.

- Ter presente e usar adequadamente as convenções matemáticas, incluindo a terminologia e as notações.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF e aqui para aceder aos critérios da prova digital):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta, a seleção exclusiva da opção C.

Na prova digital:

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem nas quais os alunos, em experiências individuais ou de grupo, tenham oportunidade de:

  • identificar as diferentes representações dos números reais;
  • analisar dízimas infinitas periódicas e não periódicas e relacionar as diferentes representações destas dizimas;
  • ler, interpretar e utilizar diferentes representações de números que emergem de contextos científicos, tecnológicos ou da realidade quotidiana;
  • traduzir informação apresentada numa forma de representação para outra, em particular traduzir diferentes representações dos números;
  • adequar a representação de um número ao contexto matemático ou não matemático.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.