Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:

Geometria e Medida

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Matemática (92) | 2023
Palavras-chave:
volume de sólidos; volume de prisma
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF e aqui para aceder à prova digital):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Construção / Item de seleção
Formato:
Resposta restrita / Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Imagem, figura geométrica
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – raciocinar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
45,5%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Calcular o volume de um prisma triangular através da diferença entre o volume total de um sólido e o volume de um paralelepípedo.

Relação das AE com o PASEO (Linguagens e textos, Raciocínio e resolução de problemas, Pensamento crítico e pensamento criativo)

- Interpretar, usar e relacionar diferentes representações das ideias matemáticas, no domínio da geometria.

- Interpretar informação, conceber e aplicar diferentes estratégias de resolução de um problema que envolve o volume de um sólido por decomposição em prismas e avaliar a plausibilidade do resultado, no contexto apresentado.

- Exprimir ideias matemáticas com precisão e rigor, e justificar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprios da matemática. 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF e aqui para aceder aos critérios de classificação da prova digital):

Os critérios de classificação apresentam-se por etapas de resolução, em que cada etapa descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada etapa corresponde uma dada pontuação. A pontuação total atribuída à resposta resulta da soma das pontuações obtidas em cada etapa. Os critérios indicam também as situações em que determinadas etapas podem, ou não, ser contabilizadas, tendo em consideração o desempenho esperado.

Na prova digital: 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem nas quais os alunos, em experiências individuais ou de grupo, tenham oportunidade de:

  • ler e interpretar informação apresentada de uma forma de representação para outra, em particular, traduzir informação matemática para as condições de um contexto real;
  • recorrer a materiais manipuláveis, por exemplo, planificação de sólidos, ou a AGD para resolver problemas que envolvam o volume de sólidos;
  • compreender a fórmula do cálculo do volume de um qualquer prisma;
  • selecionar e usar fórmulas e métodos matemáticos para processar informação;
  • apreciar a plausibilidade dos resultados obtidos e a adequação ao contexto das soluções a que chegam.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.