Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:

Organização e Tratamento de dados

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Matemática  (92) | 2023
Palavras-chave:
organização e interpretação de dados
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF e aqui para aceder à prova digital):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação
Tipo de suportes:
Tabela
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (intermédio) – aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
49%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Analisar e interpretar informação contida num conjunto de dados e reconhecer o seu significado num contexto real.

Relação das AE com o PASEO (Linguagens e textos, Raciocínio e resolução de problemas, Pensamento crítico e pensamento criativo)

- Ler, interpretar e discutir distribuições de dados, salientando criticamente os aspetos mais relevantes.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF e aqui para aceder aos critérios de classificação da prova digital) :

A classificação das respostas a este item é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta a seleção correta das opções

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem nas quais os alunos, em experiências individuais ou de grupo, tenham oportunidade de:

  • compreender a informação de natureza estatística e desenvolver uma atitude crítica face a esta informação;
  • recolher, organizar e representar dados, através de contextos significativos e diversificados, utilizando diferentes representações, e interpretar a informação representada;
  • partindo de situações concretas, identificar a variável em estudo e os dados estatísticos;
  • ler, interpretar e discutir distribuições de dados, salientando criticamente os aspetos mais relevantes. Retirar conclusões, fundamentar decisões e colocar novas questões suscitadas pelas conclusões obtidas, a perseguir em eventuais futuros estudos.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.