Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:

Álgebra

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Matemática (92) | 2024
Palavras-chave:
sequências; regularidades
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto e figura
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – Raciocinar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
42%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Determinar a ordem de um dado termo de uma sequência conhecida a lei de formação e os três primeiros termos.

 

Relação das AE com o PASEO (Pensamento crítico e pensamento criativo)

- Reconhecer regularidades e determinar uma lei de formação de uma sequência e uma expressão algébrica que a representa.

- Exprimir ideias matemáticas com precisão e rigor, e justificar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo a vocabulário e linguagem próprias da matemática.

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF) :

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada.

A classificação das respostas resulta da pontuação do nível de desempenho em que forem enquadradas e da aplicação dos critérios de desvalorização definidos para situações específicas.

Apresentam-se, igualmente, diferentes processos de resolução.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem nas quais os alunos, em experiências individuais ou de grupo, tenham oportunidade de:

  • identificar e analisar regularidades em sequências numéricas e não numéricas, e formular e representar as leis de formação dessas sequências (em enunciados verbais, tabelas, expressões algébricas);
  • utilizar a folha de cálculo para determinar termos e ordens de uma sequência numérica;
  • recorrer a applets que proporcionem oportunidades de formular conjeturas ou generalizações e validá-las, recorrendo a experiências de visualização e manipulação.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.