Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:

Álgebra

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Matemática (92) | 2024
Palavras-chave:
análise de gráficos, funções
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto e figura
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – Raciocinar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
42%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Reconhecer uma função em diversas representações e usar as funções para representar e analisar situações, em contextos matemáticos e não matemáticos.

 

Relação das AE com o PASEO (Pensamento crítico e pensamento criativo)

A partir de uma situação concreta de relação entre duas variáveis, apresentar razões que levam a rejeitar os gráficos que não representem a função, explicando ideias e raciocínios.

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF) :

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada.

A classificação das respostas resulta da pontuação do nível de desempenho em que forem enquadradas e da aplicação dos critérios de desvalorização definidos para situações específicas.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem nas quais os alunos, em experiências individuais ou de grupo, tenham oportunidade de:

  • fomentar discussões e apresentações orais e escritas que conduzam os alunos a atribuir significado à representação gráfica no contexto da situação descrita pela função, evidenciando a importância da Matemática para a compreensão de situações em diversos contextos;
  • serem confrontados com diferentes explicações da interpretação do mesmo gráfico;


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.