Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:

Álgebra

Prova/Ano escolar:
Prova-ensaio de Matemática (92) | 2025
Palavras-chave:
inequações, resolução de inequações
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em digital):

item 3 - Prova-ensaio- 2025

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Ordenação
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:
 Nível 1 (inferior) – conhecer; reproduzir
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Ordenar as etapas de resolução de inequações do 1.º grau a uma incógnita e escrever o respetivo conjunto solução.

 

Relação das AE com o PASEO (Informação e comunicação, Pensamento crítico e pensamento criativo)

- Interpretar, usar e relacionar diferentes representações das ideias matemáticas.

- Ter presente e usar adequadamente as convenções matemáticas, incluindo a terminologia e as notações.

- Compreender a equivalência de duas inequações.

- Interpretar e relacionar diferentes processos de resolução de inequações.

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF) :

 

A classificação das respostas de itens de ordenação é dicotómica, isto é, apenas se considera a ordenação total como resposta correta.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem nas quais os alunos, em experiências individuais ou de grupo, tenham oportunidade de:

  • resolver inequações fazendo uso dos princípios de equivalência;
  • descrever a forma de pensar acerca das ideias e processos matemáticos usados;
  • identificar inequações equivalentes;
  • compreender a resolução, por mais do que um processo, de inequações do primeiro grau, a uma incógnita, aplicando princípios de equivalência;
  • utilizar indiferentemente o primeiro ou o segundo membro para isolar termos equivalentes;
  • compreender procedimentos e relações;
  • identificar erros em resoluções de inequações do primeiro grau, a uma incógnita.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.