Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:

Álgebra

Prova/Ano escolar:
Prova-ensaio de Matemática (92) | 2025
Palavras-chave:
equação do 2.º grau, lei do anulamento do produto
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em digital):

item 7 - Prova-ensaio- 2025

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Ordenação Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:
 Nível 3 (superior) – raciocinar; criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

- Identificar parâmetros desconhecidos de equações do 2.º grau a uma incógnita, dadas as suas soluções.

 

Relação das AE com o PASEO (Informação e comunicação, Pensamento crítico e pensamento criativo)

- Interpretar, usar e relacionar diferentes representações das ideias matemáticas.

- Ter presente e usar adequadamente as convenções matemáticas, incluindo a terminologia e as notações.

- Conhecer e aplicar a lei do anulamento do produto.

- Descrever, questionar e comentar resoluções de equações do 2.º grau.

- Interpretar e relacionar diferentes processos de resolução de equações.

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF) :

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera a seleção exclusiva da resposta correta.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem nas quais os alunos, em experiências individuais ou de grupo, tenham oportunidade de:

  • identificar a solução de uma equação, sem a resolver, a partir de um conjunto de números dados;
  • resolver equações fazendo uso das operações inversas das operações presentes na equação, antes da utilização dos princípios de equivalência;
  • identificar equações equivalentes;
  • descrever a forma de pensar acerca das ideias e processos matemáticos usados;
  • compreender procedimentos e relações;
  • interpretar diferentes processos de resolução de equações do primeiro e do segundo graus, a uma incógnita, descrevendo o processo utilizado entre as etapas consecutivas;
  • identificar erros em resoluções de equações do primeiro e do segundo graus, a uma incógnita.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.