Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:

 Geometria

Prova/Ano escolar:
Prova-ensaio de Matemática (92) | 2025
Palavras-chave:
figuras semelhantes, razão de semelhança
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em digital):

item 9 - Prova-ensaio- 2025

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção 
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto e figura
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – interpretar; aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Identificar e representar figuras semelhantes no plano, identificando os efeitos nos comprimentos e na área da figura.

 

Relação das AE com o PASEO (Informação e comunicação, Raciocínio e resolução de problemas, Pensamento crítico e pensamento criativo)

- Interpretar informação, conceber e aplicar estratégias de resolução de problemas usando ideias geométricas.

- Identificar polígonos semelhantes e a respetiva razão de semelhança.

- Resolver problemas que envolvam polígonos semelhantes, em diversos contextos;

- Usar a capacidade de visualização e construir explicações e justificações.

- Exprimir ideias matemáticas com precisão e rigor, e justificar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprias da matemática.

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF) :

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera a seleção exclusiva da resposta correta.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem nas quais os alunos, em experiências individuais ou de grupo, tenham oportunidade de:

  • confrontar o significado de semelhança na vida real com o da Matemática;
  • analisar figuras ampliadas e reduzidas recorrendo a ambientes de geometria dinâmica e outros instrumentos (malhas quadriculadas e isométricas, fotocópias ou manipulação de imagens digitais, …) para identificar as caraterísticas invariantes de figuras semelhantes;
  • explorar e comparar diversas situações que permitam identificar a razão de semelhança entre figuras semelhantes, desenvolvendo o seu sentido crítico;
  • analisar as medidas lineares, angulares e de área de figuras semelhantes descobrindo as diferenças de relações entre estes três tipos de medidas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.