Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível A2
 
Domínio/Tema:

Gramática

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Não Materna (93) | 2022
Palavras-chave:

gramática; flexão verbal; aplicação de regras

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Completamento por construção
Tipo de suportes:
Não se aplica
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
37,8%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Dominar aspetos fundamentais da flexão verbal.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A2 – p. 6): Gramática – Dominar aspetos fundamentais da flexão verbal.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho. Cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Propõe-se a análise da formação do pretérito imperfeito em verbos regulares das três conjugações e em verbos irregulares de uso mais frequente que não sigam a regra da formação deste tempo verbal.

Exemplo de sequência de atividade:

Como é que se constrói o pretérito imperfeito?

  • Projetar ou escrever no quadro frases curtas, utilizando formas verbais em diferentes tempos do modo indicativo.
  • Solicitar aos alunos que identifiquem os verbos flexionados no pretérito imperfeito.
  • Organizar os alunos da turma em pares.
  • Distribuir um conjunto de frases por cada par, com espaços em branco, para preencher com a forma adequada do pretérito imperfeito dos verbos indicados entre parêntesis. O corpus deve ser constituído por verbos regulares das três conjugações (Exemplo: cantar/lavar/andar, vender/correr, partir/fugir) e verbos irregulares que não seguem a regra da formação do pretérito imperfeito (Exemplo: ser, ter, pôr).
  • Solicitar aos alunos que preencham os espaços em branco com a forma adequada do verbo indicado entre parêntesis no pretérito imperfeito.
  • Promover a apresentação das respostas elaboradas pelos alunos.
  • Em grande grupo, observar os verbos utilizados no conjunto de frases e discutir a formação do pretérito imperfeito: agrupar os verbos da 1.ª conjugação por oposição aos verbos da 2.ª e da 3.ª conjugação, distinguir os verbos irregulares que fogem à regra.
  • Realizar um Quizziz (https://quizizz.com/), que inclua um exercício de completamento com verbos no pretérito imperfeito e outro para consolidar as conclusões retiradas da discussão em grande grupo (Exemplo: exercício de verdadeiro/falso ou completamento).


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.