Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível B1
 
Domínio/Tema:

Gramática

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Não Materna (94) | 2022
Palavras-chave:

gramática; classes de palavras; aplicação de regras

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha Múltipla
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
23%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Reconhecer classes de palavras.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A1 – p. 7): Gramática – Utilizar e reconhecer: nome; determinantes; artigo; adjetivo qualificativo; pronomes pessoais (formas tónicas e átonas); pronomes interrogativos; determinantes e pronomes demonstrativos e possessivos; quantificadores; numerais; advérbios e locuções adverbiais de uso frequente.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível B1 – p. 7): Gramática – Utilizar verbos regulares e irregulares nos modos indicativo, conjuntivo e imperativo, em frases de polaridade afirmativa e negativa.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Propõe-se a análise de um conjunto de frases, para identificar palavras que pertencem à mesma classe.

Exemplo de sequência de atividade:

 Palavras que podem ocupar o mesmo lugar na frase

  • Organizar os alunos da turma em pares.
  • Distribuir um conjunto de frases por cada par. As frases devem ser frases simples e, em cada uma, deve estar sublinhada uma palavra de uma determinada classe. (Exemplo: O Pedro é alto; A rapariga viu um filme; Não encontrei esse livro; Comi devagar; O Rafael dançou muito ontem.)
  • Solicitar aos alunos que substituam as palavras sublinhadas por outras que possam ocupar o mesmo lugar na frase. Não se pretende que os alunos refiram sinónimos, nem antónimos, mas, sim, que indiquem palavras que pertençam ao mesmo eixo paradigmático. Se o professor considerar necessário, pode resolver alguns exercícios em conjunto com os alunos para exemplificar o que se pretende.
  • Promover a apresentação das respostas elaboradas pelos alunos.
  • Em grande grupo, discutir qual é a função de cada uma das palavras sublinhadas na frase e em que contexto ocorrem.
  • Realizar um Quizziz (https://quizizz.com/), que inclua um exercício para identificar classes de palavras e outro para consolidar as conclusões retiradas da discussão em grande grupo (Exemplo: exercício de verdadeiro/falso ou completamento).


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.