Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível A2
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Não Materna (93) | 2022
Palavras-chave:

leitura; interpretação

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha Múltipla
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – interpretar; relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
44,82%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Interpretar informação específica e pormenores do texto.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A2 – p. 5): Leitura – Compreender o sentido global, o conteúdo e a intencionalidade de textos de linguagem corrente.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

E - Relacionamento interpessoal – As competências associadas ao Relacionamento interpessoal implicam que os alunos sejam capazes de trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente […]; interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação de itens escolha múltipla pode ser dicotómica. Neste caso, apenas se considera como resposta correta a seleção das três afirmações verdadeiras.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Com esta sequência, pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade da compreensão da leitura do que leem, do geral para o específico. Também se pretende que os alunos desenvolvam a capacidade de produzir paráfrases de textos lidos, articulando a leitura com os usos da língua.

Exemplo de sequência de atividade:

 

Quem fez o quê?

  • Após finalização da leitura de um texto narrativo, escolher duas ou mais personagens da história (consoante o número de personagens existentes).
  • Projetar/escrever várias frases no quadro que se refiram às personagens escolhidas e outras que não foram escolhidas, parafraseando algumas ações de maior relevância para a história, ocorridas em diversos momentos da narrativa.
  • Organizar a turma em pequenos grupos, de dois ou três alunos.
  • Pedir aos alunos que façam as associações corretas, entre as personagens e as ações apresentadas, fundamentando com expressões/frases do texto.
  • Solicitar a apresentação dos trabalhos realizados.
  • Distribuir um segundo texto narrativo pelos grupos.
  • Pedir aos alunos que leiam o texto e que construam um exercício semelhante, associando personagens a ações.
  • Solicitar a cada grupo que apresente os trabalhos realizados.
  • Refletir, em conjunto, sobre as diferenças e semelhanças entre os exercícios.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.