Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível B1
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Não Materna (94) | 1.ª fase de 2022
Palavras-chave:

leitura; interpretação; sentido crítico

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Parte B - Texto B 

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – inferir; aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
14,5 % 
        Grau de dificuldade:
 
Muito Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Interpretar informação específica e pormenores do texto.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível B1 – p. 5): Leitura – Interpretar […] textos e fragmentos de textos literários de dimensão e vocabulário acessíveis.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

B - Informação e comunicação – As competências associadas a Informação e comunicação implicam que os alunos sejam capazes de transformar a informação em conhecimento.

E - Relacionamento interpessoal – As competências associadas ao Relacionamento interpessoal implicam que os alunos sejam capazes de trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente […]; interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.

 

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação de itens de associação pode ser dicotómica. Neste caso, apenas se considera como resposta correta a seleção das três opções corretas.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

A seguinte sequência apresenta-se como um exemplo de atividade de compreensão leitora, permitindo que os alunos, ao relerem o texto com um objetivo definido, identifiquem, caracterizem e associem as personagens a ações.

Exemplo de sequência de atividade:

Lista de verificação de personagens

  • Propor aos alunos que, em pequenos grupos, elaborem uma lista de verificação sobre as personagens do texto previamente lido, de modo a obter um conhecimento mais profundo das mesmas.
  • Orientar a construção da informação a constar na lista, sugerindo alguns tópicos aos alunos (Ex.: características das personagens – físicas e psicológicas; ações que contribuem para a evolução da narrativa; associação de frases e expressões retiradas do texto, que comprovem as características e as ações encontradas / selecionadas).
  • Publicar o trabalho de cada grupo no Padlet (https://padlet.com) previamente criado pelo professor.
  • Projetar o Padlet e promover um debate acerca das diferenças encontradas.
  • Adicionar, no Padlet, uma coluna com as contribuições consideradas mais pertinentes pelos alunos, criando, assim, uma lista de verificação final.
  • Pedir aos alunos que avaliem o trabalho apresentado pelos colegas através de uma rubrica, que pode ser construída em colaboração com os alunos, antes ou depois da realização da atividade.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.